">

Ciências da 7ª série/Biologia

Ciências da 7ª série/Biologia

 

...

 

BIOLOGIA CELULAR antiga CITOLOGIA

 

         Ciência que estuda as células e suas funções.

         Célula menor partícula dos seres vivos.

        As partes fundamentais da célula são: citoplasma, membrana plasmática e núcleo.


 

 

CÉLULA PROCARIÓTICA

 

CÉLULAS EUCARIÓTICAS

Célula animal

 

CÉLULA VEGETAL

 

 

O TEMPO DE VIDA DE UMA CÉLULA

      A longevididade de uma célula é muito variável conforme a espécie. No organismo humano, há células que duram muitos anos. Algumas têm a sua duração contada em dias. Outras acompanham o indivíduo pot toda a vida, do nascimento à morte. Sob esse ponto de vistas, as células são classificadas em lábeis, estáveis e permanentes.

* Células lábeis: são células de curta duração. De modo geral, não se agrupam de forma fixa na organização dos tescidos, não se reproduzem e resultam de diferenciação rápida de células indiferenciadas de origem embrionária. Como tal , se classificam os gametas (duram dois ou três dias) e as hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue (no máximo 120 dias).

* Células estáveis: constituem a grande maioria dentre as numerosas variedades celulares do nosso organismo. São células que se diferenciam durante o desenvolvimento embrionário e depois mantêm um ritmo constante de multiplicação. Assim ocorre com as fibras musculares lisas e os diversos tipos de células epiteliais e conjuntivas. Podem duram meses ou anos. As células dos vegetais também se classificam nesse grupo.

* Células permanentes: resultam de uma diferenciação celular muito precoce no embrião. Duram toda a vida. Atingem alto grau de especialização. Por isso, depois de concluída a formação embrionária, perdem a capacidade de reprodução. É o que se verifica com as fibras musculares estriadas e com os neurônios. Não há renovação dessas células nos organismo depois do nascimento. Por isso mesmo, são inviáveis os transplantes de coração.

 

AS MENORES CÉLULAS VIVAS

      A menores células viventes correspondem aos microorganismos do tipo PPLO( pleuro-pneumonia like organisms), isto é, "organismos semelhantes aos da pleuro-pneumonia". Os PPLO possuem apenas uma membrana lipoprotéica e uma massa coloidal contendo um DNA longo, moléculas de RNA, proteínas e ribossomos. Os menores PPLO atingem dimensões inferiores às do vírus. Mas podem crescer e se tornar maiores do que muitas bactérias.

Esses microrganismos são classificados no gênero Mycoplasma e são todos parasitas determinando doenças pulmonares e renais. Podem ser cultivados fora de células e nisso diferem dos vírus, que só se reproduzem no interior de células vivas. Situam-se entre os seres de organização celular mais primitiva. Exemplo: Mycoplasma gallisepticum, mil vezes menor que uma ameba, medindo cerca de 100 nm (nanômetros) apenas.

 

O conceito de célula

     Assim, fica claro para nós hoje que quase todos os seres vivos são formados por células. Muitos seres vivos são constituídos de uma única célula isolada, como os protozoários. Os demais seres, entretanto, são pluricelulares (formados de muitas células). Eles também nascem de uma única célula, mas a célula inicial divide-se depois em várias outras, que também se subdividem. À medida que elas se multiplicam, em diferentes etapas do desenvolvimento, as células resultantes vão se tornando diferentes umas das outras, formando tipos com funções específicas.

    O organismo dos mamíferos, por exemplo, é constituído por vários conjuntos de células diferentes que forma grupos de tecidos orgânicos. Entre os tecidos mais importantes estão os que compõem os músculos, os ossos, a pele e os nervos.

 

....

 

O aspecto morfológico de uma célula e sua fisiologia.

      Uma célula, de acordo com o controle genético, possui forma relacionada com a função que desempenha. Nos vegetais, a morfologia é limitada em razão da presença da parede celulósica conferindo angulosidades às células com aspecto romboédrico, enquanto nos animais a não existência da parede permite variados formatos.

- No epitélio estratificado pavimentoso (da pele, por exemplo), as células possuem formas poliédricas, conferindo um grau de proximidade que desempenha proteção mecânica, bem como evitando a perda de água por desidratação, revestindo o organismo com muita eficácia.

- No tecido muscular, a forma alongada e a estrutura das células contribuem com a capacidade de contração e distensão.

- No tecido conjuntivo sanguíneo, os glóbulos vermelhos do sangue (as hemácias), com forma achatada e região central abaulada (bicôncava), proporcionam melhores transporte de gás oxigênio e distribuição aos diversos tecidos do organismo.

- No tecido nervoso, as numerosas ramificações (dendritos e telodendros) das células nervosas realizam a recepção de estímulos e a transmissão de impulsos nervosos, muitas vezes com grande velocidade.

- O formato do espermatozóide, constituído por uma cabeça, uma peça intermediária e uma cauda que permite sua maior mobilidade.

     Fatores externos podem influenciar no comportamento anatômico de uma célula. A pressão exercida pelo aglomerado celular em um tecido pode remodelar a estruturação de cada unidade, visto a maleabilidade conferida pela membrana plasmática.


 

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

      Retículo endoplasmático: organela citoplasmática correspondente a um sistema de membranas no endoplasma da célula com função de transporte armazenamento, síntese de lipídeos (R.E.Liso) e síntese de proteínas (R.E.Rugoso).


...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

Célula Vegetal

...

...


...


 

...

...

...

...

...

 

Plastos

      Os plastos são orgânulos citoplasmáticos encontrados nas células de plantas e de algas. São classificados em:

- Cromoplastos: São plastos coloridos que armazenam pigmentos.

 

    Plastos

   Pigmentos

Cor

Cloroplastos

Clorofila

Verde

Xantoplastos

Xantofila

Amarelo

Eritroplastos

Eritrofila

Vermelho

Cianoplastos

Cianofila

Azul

Feoplastos

Feofila

Parda

 

- Leucoplastos : São plastos incolores que armazenam substâncias nutritivas como os Amiloplastos (amido), os Oleoplastos (óleos) e os Proteoplastos (proteínas).

Os cloroplastos são orgânulos citoplasmáticos discóides que apresentam duas membranas envolventes e inúmeras membranas internas, que formam pequenas bolsas discoidais e achatadas chamadas tilacóides. Os tilacóides se organizam uns sobre os outros e formam estruturas cilíndricas que lembram pilhas. Cada pilha é um granum, que significa grào em latim. O espaço interno do cloroplasto é preenchido por um fluido viscoso chamado estroma, que corresponde à matriz das mitocôndrias e contém DNA, enzimas e ribossomos. Os cloroplastos são as centrais energéticas da própria vida.

 


 

 

 

DIVISÃO CELULAR

...

...

...

...

* Não pertence ao fenômeno mitótico. Durante a intérfase, as células crescem, o material genético (DNA) se duplica, formam-se novas organelas citoplasmáticas e a célula acumula energia para continuar o processo. Subdivide-se em três fases: G1, S e G2; na fase S ocorre a autoduplicação do DNA. Após a intérfase, se inicia o processo mitótico propriamente dito.

* Os cromossomos estão descondensados (desenrolados);

...

* Ocorre duplicação dos centíolos;

* A carioteca e o nucléolo desaparecem;

* Os cromossomos estão consensados (enrolados).

...

* Os centíolos estão nos pólos opostos da célula;

* os cromossomos se encontram no meio da célula (placa equatorial).

...

...

* Os cromossomos se separam em cromátides irmãs e migram para os pólos opostos da célula.

...

* Ocorre a citocinese (estrangulamento da célula):

* A célula mãe da origem a 2 células filhas com 46 cromossomos cada identicas a mãe.

...  

...

* Os cromossomos estão descondensados;

      A prófase I é a fase mais longa e nela ocorrem os eventos mais importantes da meiose. Subdividem-se em cinco períodos:


...

* Os cromossomos tornam-se visíveis como delgados fios que começam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial, as duas cromátides irmãs de cada cromossomo estão alinhadas tão intimamente que não são distinguíveis.

* Os filamentos dos cromossomos mostram as histonas.

      Figura : (1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina ( DNA com histonas ). (3) Cromatina condensada com centrômeros . (4) Cromatina duplicada e mais condensada (5) Cromossomo.

...

* Os cromossomos homólogos começam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extensão. O processo de pareamento ou sinapse é muito preciso.

...

* Os cromossomos tornam-se bem mais espiralados. O pareamento é completo e cada par de homólogos aparece como um bivalente (às vezes denominados tétrade porque contém quatro cromátides);

* Neste estágio ocorre o crossing-over, ou seja, a troca de segmentos homólogos entre cromátides não irmãs de um par de cromossomos homólogos.

      O Ponto onde ocorre essa troca é chamado de quiasma.


...

...

Obs: que cada cromossomo ficou com um pedaçinho do cromossomo oposto.

* Ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos que constituem os bivalentes. Embora os cromossomos homólogos se separem, seus centrômeros permanecem intactos, de modo que cada conjunto de cromátides-irmãs continua ligado inicialmente. Depois, os dois homólogos de cada bivalente mantêm-se unidos apenas nos pontos denominados quiasmas (cruzes).

...

* Neste estágio os cromossomos atingem a condensação máxima.

* Ocorre duplicação dos centríolos;

* A carioteca e o nucléolo desaparecem;

...

* Os centríolos estão nos pólos opostos da células;

* Os cromossomos homólogos estão no meio da célula  (placa equatorial);

...

* Os cromossomos homólogos migram para os pólos opostos da célula;

...

* Ocorre a citocinese (estrangulamento da célula);

* A célula mãe dá origem a 2 células filhas com 23 (n) cromossomos cada.

Células se dividindo sem crossing over e com crossing over

...

OBS: as células ao terminarem a citocinese na telófase I já entram direto na Prófase II sem passar pela interfase.

...

* Os centríolos se duplicam;

* O nucléolo e a carioteca desaparecem;

...

* Os centríolos estão nos pólos opostos da célula;

* Os cromossomos se encontram no meio da célula;

...

* Os cromossomos se separam em cromátides irmãs que migram para os pólos opostos da célula;

 

* Ocorre a citocinese;

* A célula mãe dá origem a 4 células filhas com 23 (n) cromossomos cada;

     Não esqueça que a meiose I é reducional (porque reduz o número de cromossomos de 46 (2n) vai para 23 (n) cromossomos) e a meiose II é equacional (a célula mãe dá origem a 4 células filhas também com 23 cromossomos cada).

     E só as células humanas possuem 46 cromossomos cada.

Ao fim da telófase as células dão origem aos gametas:

GAMETA MASCULINO

espermatozóides

GAMETA FEMININO

...


 

Vídeos sobre Citologia

 

 

     Mais vídeos....

 

Leucócitos ou glóbulos brancos (sistema de defesa)

 

 

     Divisão celular (células tronco)

     Divisão celular:

 

      Divisão celular.....

 

Mais .....

 

Método da mitose

 

Paródias:

 

Vídeos aula de células

 

Mais....

 

....

 

 

,,,,

 

 

,,,,,

 

 

.,,,,,

 

 

O ácido desoxirribonucleico - DNA

  

 

.....

 

,,,,,,

 

 

 Histologia